domingo, 6 de janeiro de 2019

COMO ESCREVER O RESUMO DO ARTIGO CIENTÍFICO

Publicado em janeiro 10, 2015 por Eduardo Yukihara

O resumo e o abstract é, com exceção do título, a parte mais frequentemente lida do artigo científico. Baseamos nossa decisão de ler ou não o artigo na qualidade e informação apresentada do resumo. Revisores das revistas podem usar o resumo para decidir em aceitar ou não fazer a revisão de um manuscrito. O resumo é também a primeira impressão que o leitor tem do artigo.
Por esses motivos, entre outros, é importante dedicar à tarefa de preparar um bom resumo mais do que os últimos minutos antes da submissão do manuscrito.
Quando escrever o resumo?
Obviamente o resumo só pode ser finalizado após o manuscrito estar pronto. No entanto, ao menos um mentor já me disse que começa a escrever o resumo antes do artigo!
A explicação é que o resumo pode servir como um projeto, ajudando na definição do objetivo e do escopo do artigo, inclusive para a discussão com os co-autores.
Na minha experiência é melhor escrever um primeiro rascunho do resumo durante a fase inicial da preparação do manuscrito usando as orientações abaixo.
A Marupiara exige resumo bilíngue, em português e inglês, com 200 palavras no máximo em um só parágrafo, sem recuo

Como estruturar o resumo?

Para melhor estruturar o resumo, baseio-me nos “resumos estruturados” sugeridos por algumas revistas ou conferências. Por exemplo, os artigos submetidos para a revista Medical Physics ou para os encontros da American Association of Physicists in Medicine (AAPM) costumam seguir a seguinte estrutura (outras orientações seguem em geral essa mesma estrutura):

Objetivo:                             | Purpose:
Materiais e métodos:           | Methods:
Resultados:                         | Results:
Conclusões:                        | Conclusions:
Abaixo uma mostra um exemplo de resumo estruturado.

Mesmo quando o resumo deve ser apenas um parágrafo, a estrutura acima ajuda a montar o parágrafo. Pode-se acrescentar um parágrafo para uma prevê apresentação. Escreva o resumo seguindo essa estrutura e depois simplesmente remova os títulos (“objetivo”, “materiais e métodos”, etc.). Teste isso com um artigo seu em preparação e veja o resultado!

RESUMO
OBJETIVO: Compreender o processo de construção de uma festa no interior da Amazônia, especificamente, o Festival de Verão realizado na Comunidade do Caburi, Parintins/AM, no mês de setembro de cada ano.
MATERIAIS E MÉTODOS: Fez-se uma análise do atendimento aos visitantes e propôs-se medidas que podem contribuir para melhorar o receptivo de turistas que prestigiam o Festival. Para realizá-lo foi necessária a observação direta do evento, entrevista com proprietários de pousadas e a aplicação de 50 (cinquenta) questionários a turistas presentes. Procurou-se traçar um perfil das pessoas entrevistadas e a satisfação das mesmas em relação aos serviços públicos disponíveis na Comunidade e a infraestrutura do Festival
RESULTADOS: O resultado evidencia que os serviços públicos de telefonia; sinalização de ruas e locais públicos; transporte público e a infraestrutura do festival, como, acesso ao local de realização do evento; identificação e delimitação do local do festival e o estacionamento destinado aos veículos precisam ser melhorados
CONCLUSÕES:. Grande parte dos visitantes do Festival de Verão são de Parintins, viajam de barco e lancha “a jato”, poucos se hospedaram em pousadas ou casas. Apesar do grande número de visitantes à Caburi a infraestrutura ainda é precária,  sugere-se algumas medidas que podem contribuir com a satisfação dos turistas e melhoria do evento.

Palavras Chave: Festival de Verão; Comunidade do Caburi; Turistas.

RESUMO
Este trabalho visa compreender o processo de construção de uma festa no interior da Amazônia, especificamente, o Festival de Verão realizado na Comunidade do Caburi, Parintins/AM, no mês de setembro de cada ano. Para isso, fez-se uma análise do atendimento aos visitantes e propôs-se medidas que podem contribuir para melhorar o receptivo de turistas que prestigiam o Festival. Para realizá-lo foi necessária a observação direta do evento, entrevista com proprietários de pousadas e a aplicação de 50 (cinquenta) questionários a turistas presentes. Procurou-se traçar um perfil das pessoas entrevistadas e a satisfação das mesmas em relação aos serviços públicos disponíveis na Comunidade e a infraestrutura do Festival. O resultado evidencia que os serviços públicos de telefonia; sinalização de ruas e locais públicos; transporte público e a infraestrutura do festival, como, acesso ao local de realização do evento; identificação e delimitação do local do festival e o estacionamento destinado aos veículos precisam ser melhorados. Grande parte dos visitantes do Festival de Verão são de Parintins, viajam de barco e lancha “a jato”, poucos se hospedaram em pousadas ou casas. Apesar do grande número de visitantes à Caburi a infraestrutura ainda é precária, sugere-se algumas medidas que podem contribuir com a satisfação dos turistas e melhoria do evento.
Palavras Chave: Festival de Verão; Comunidade do Caburi; Turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário